Linha 5 Metrô

Metrô realiza ajustes finais nas obras da Linha 5 Lilás

Integração das Linha 1 e 5 na Estação Santa Cruz (Fernando Galfo)

Fizemos uma live hoje em nosso Facebook para mostrar a evolução da obra da Linha 5 Lilás.

Hoje recebemos a informações que os tapumes da Estação Santa Cruz da Linha 1 na plataforma sentido Tucuruvi foram tirados pelo Metrô. Ontem conforme postamos em nosso Facebook os tapumes da plataforma sentido Jabaquara haviam sido retirados.

Já na Estação Chácara Klabin alguns tapumes ao lado das escadas rolantes foram retirados ontem mas nos acessos ainda não conforme vídeo que fizemos hoje.

Nas integrações já é possível ver as escadas rolantes, elevadores e escadas fixas da integração nas plataformas sentido Jabaquara e Tucuruvi da Estação Santa Cruz da Linha 1 Azul.

Confira os vídeos realizados hoje mostrando o local das integrações da Linha 5 Lilás com as Linhas 1 Azul e 2 Verde.

Integração com a Linha 2 em Chácara Klabin:

Integração com a Linha 1 Azul em Santa Cruz

Inauguração

Pelo que apuramos a data programada para a inauguração é dia 28 de setembro de 2018, próxima sexta-feira

Durante os últimos dias estão sendo feitos testes de manobras dos trens em Chácara Klabin mas recebemos informações que o AMV X52 está tendo problemas.

Como podem ver no plano de vias, o X52 fica entre a Estação Santa Cruz e a Estação Chácara Klabin, é nele que são feitas as manobras para que o trem chegue em Klabin na plataforma 2, sentido Capão.

Ficamos sabendo de pelos menos 3 testes em que o X52 foi o motivo de falha, inclusive o último teste com problema foi hoje. Inclusive hoje também teve um problema de madrugada no X49.

Plano de vias da Linha 5 Lilás
Plano de vias Linha 5 (Metrô)

Conclusão

Esperamos que os testes durante a semana que vem sejam suficientes para a correção dos problemas nos AMV e em outros problemas que nem chegam a nosso conhecimento.  Torcemos para que após a inauguração a operação restrita da linha ocorra sem problemas.

Do contrário a expectativa pós-inauguração poderá se transformar em frustração.

Fernando Galfo

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

43 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

  • Está sendo muito legal acompanhar a evolução das obras pelo instagram de vcs e dos demais sites que acompanhho. A expectativa pra entrega das últimas estações é alta.
    A propósito, vi muita agitação quando o totem de Santa Cruz foi instalado (apesar de não ter o quadradinho azul), e, em Chácara Klabin? Ainda não? E a parte externa dela? A quantas anda?

    • Chácara Klabin não terá acesso externo novo. A unica mudança na superfície é o poço de ventilação. Quanto ao totem acredito que troquem o existente da entrada para incluir a linha 5

  • Se decidirem inaugurar mesmo assim, eles podem usar o AMV X53 (Que fica pós Klabin) durante o periodo de operação assistida e ir ajustando o X52 durante esse período. Ai a extensão do horário integral ficaria dependendo da resolução da falha do X52

    Só espero que não vire um gargalo como foi o X51 (responsável por Moema ficar tanto tempo na operação assistida)

    Oremos….
    Melhor dizendo: melhor é benzer esse X52

  • Muito bom o trabalho de vcs da ferroviando vcs estão de parabéns pela toda coberturas da linha 5 lilás do metrô só espero que as três estações que faltam para completar a linha 5 lilás seja entregue no dia 28/09

    • Estações da Linha 20-Rosa do Metrô de São Paulo;

      Lapa (acesso à Linha 7-Rubi e 8-Diamante)
      Pio XI
      Cerro Corá (acesso à Linha 2-Verde)
      São Gualler
      Panamericana
      Pedroso Moraes
      Faria Lima (acesso à Linha 4-Amarela)
      Rebouças
      Jardim América
      Jardim Europa
      Juscelino Kubistcheck
      Hélio Pellegrino (acesso à Linha 19-Celeste)
      Vila Helena
      Moema (acesso à Linha 5-Lilás)

      Status: Em planejamento
      Extensão Total: Serão 12,3 km de extansão e 13 estações
      Custo: Sem previsão

  • Uma pergunta,
    Após a inauguração, qual será o horário de funcionamento? Trabalho na região do Socorro e moro na Santa Cruz e estou cogitando deixar o carro de lado e usar a linha..

  • Olá, muito bom esse blog ….. parabéns

    A linha prata, monotrilho está abandonada. Ninguém mais trabalha nela. Já existe uma previsão de qdo vai funcionar em horário integral?

    Obrigado e continue esse trabalho de informação excelente, pq se depender do metrô, estamos no nimbu.

  • Fernando, parabéns pelo trabalho do Blog! Já virou costume acompanhar os posts toda semana para acompanhar as notícias!!

    Uso a linha Lilás todos os dias e vejo que a operação está super “sincronizada”, alguns dias reparo que os trens dos dois sentidos diferentes chegam “ao mesmo tempo” nas estações. Isso é intencional?

    Abraço

    • Acredito que é coincidência. De tempos em tempos isso acontece dependendo do intervalo entre os trens. Igual aos ponteiros do relógio quando ficam um por cima do outro apesar de “velocidade” diferente

  • Bacana estar inaugurando esta linha ate a chacara klabin. Eu sou morador em embu guacu/sp. Se a cptm extende-se a linha 9 até parelheiros ia dar muita qualidade de vida para as pessoas aqui da região . Quem sabe um dia acontece. E também dava até para fazer um ramal de parelheiros para a praia. Se o governo estadual pensa-se mais em mobilidade urbana seria muito bom para a população.

  • Oi, Fernando. Vejo as obras do Metro desde o final dos anos 60 e não entendo a razão de terrenos tão grandes e também o grande número de prédios na linha 5. Poderia me explicar a razão e a diferença em relação, por exemplo, da linha Azul?

  • Olá, Fernando, tudo bem?!
    Ontem, (26/09/18) acho que por volta das 17:30 eu estive na estação Santo Amaro da linha 5 Lilás do Metrô na plataforma sentido Capão Redondo e notei que o letreiro luminoso de destino do primeiro vagão da composição no sentido oposto já constava como Chácara Klabin. Não sei se isto quer dizer alguma coisa, mas talvez essa inauguração já esteja bem próxima de ocorrer. Tomara!

  • Fernando, tudo bem?
    Na quarta feira da semana passada (17/10/18) tivemos chuvas quase que torrenciais no final da tarde deste dia aqui na zona sul de São Paulo e com isso várias das novas estações da linha 5 Lilás do Metrô ficaram com suas plataformas completamente alagadas. Você como sendo uma pessoa justa, sensata e acima de tudo com muita propriedade no assunto poderia me dizer se por acaso existe alguma falha na concepção do projeto de ventilação e iluminação natural destas novas estações? Confesso que sou leigo no assunto, mas a impressão que tenho é que tiveram uma excelente ideia em manter estes enormes dutos de ventilação, pois estes dutos também juntamente com as cúpulas de vidro iluminam naturalmente o ambiente economizando energia elétrica, mas como estes dutos estão praticamente no mesmo nível da rua quando chove fica muito fácil que ocorram alagamentos dentro das plataformas no subsolo das estações. Será que não pensaram nas fortes chuvas da cidade de São Paulo quando idealizaram este projeto? Desculpe se por acaso eu estiver falando alguma besteira, mas como te falei acima sou leigo no assunto e gostaria muito por gentileza de sua opinião sobre este tema.

Follow on Feedly
error: Hum, não vale copiar né??