CPTM Linha 13 Linha 4 Linha 5 Linha 7 Metrô

Metrô atualiza aplicativo de celular com novas estações

Simulador de Trajetos do Metrô

Falamos recentemente sobre o simulador de trajetos do site do Metrô ter sido atualizado com as novas Estações da Linha 5 Lilás inauguradas no final de setembro.

Na época eu disse que o aplicativo não havia sido atualizado e aqui peço desculpas ao Metrô pois apesar da loja do Android do Google ter enviado a atualização do aplicativo do Metrô somente ontem, consta como última atualização 01 de novembro – antes de eu fazer o artigo. Quem usar celulares da Apple favor deixar nos comentários se já foi atualizado também.

Na atualização o simulador foi atualizado com todas estações recém inauguradas, ou seja Linha 5 e Linha 4 – exceto São Paulo Morumbi da Linha 4 Amarela. A regra do Metrô e só mostrar no simulador após a operação integral da estação. Linha 15 Prata mandou lembranças…

Vejam que os logos da Linha 5 também foram atualizados com o da ViaMobilidade.

De acordo com o Metrô: “estamos na fase de ajustes e pretendemos que o Sistema de Trajetos passe a funcionar nos mesmos moldes do site o mais breve possível”

Detalhe para a versãodo mapa de setembro onde não consta a Estação São Paulo Morumbi nem o novo mapa que mostra os serviços do Connect e do Expresso Aeroporto da Linha 13 Jade.

Mapa da rede

A Secretaria de Transportes Metropolitanos divulgou recentemente os novos mapas do Transporte Metropolitano. Neles já constam todas novas estações e os novos serviços da CPTM da Linha 13 Jade. Pena que esses mapas, versão de outubro de 2018, não foram para o aplicativo

Mapa geográfico: esse é o mapa na escala correta das linhas: link

Fato curioso: as Linhas 13 Jade e 7 Rubi são as únicas linhas a cruzarem o trópico de Capricórnio? Confiram no mapa geográfico a linha imaginária e onde as linhas cruzam-na.

Mapa esquemático, esse é o mais famoso dos mapas onde vemos dentro dos trens: link

Mapa da Rede outubro 2018

Linha 13

Há 3 semanas atrás questionamos a CPTM referente a Linha 13 Jade não aparecer no Google Maps.

Para quem não sabe a SPTrans é a agência oficial para divulgação das informações das linhas de transporte públicos para outras plataformas como Google Maps, incluindo as linhas da CPTM.

Tal informação é divulgada via GTFS (Especificação Geral de Feed de Trânsito) no seguinte link

Para constar nesse sistema SPTrans, ela precisa de todas informações da linha incluindo todos os dados de GPS do traçado completo da linha, paradas, horários, serviços e etc. Perguntei se a CPTM já haviam mandado, afinal sem a informação nos aplicativos, corre-se o risco de novos passageiros – e turistas – não utilizarem os serviços.

Fui informado por um colega essa semana que a Linha 13 apareceu no Google Maps. E para minha surpresa – apesar de não ter o feedback oficial da CPTM – um colega que trabalha lá disse que após minha “demanda” a CPTM foi conversar com a SPTrans para incluir a Linha 13 no GTFS.

Conclusão

Isso que motiva o Ferroviando a continuar! Espero que vocês se sintam inspirados também a questionar, cobrar e perguntar informações abrindo “SICs” ao Estado e a Prefeitura. Mas também elogiar!

Fernando Galfo

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

10 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

  • boa tarde fernado so que o metro precisa nao so atulizar o mapa da rede do metro os videos no site deles a ultima atulizaçoes das linha 17 ouro da e da linha 15 prata sao de março voce clica para ver os videos aparec a frase viadutos nao autorizados para visualizaçao e metro alega que esta sendo providenciado desde abril e ate agora nada grato marcelo

  • O aplicativo para iOS foi atualizado hoje com o mapa de setembro/2018. Curioso, já que justo hoje a Estação São Paulo – Morumbi passa a funcionar em horário integral. E ao contrário da última atualização, as novas estações também constam no “Para onde você vai?”. Parabéns pelo trabalho!

  • A CPTM vai atualizar esses mapas nos trens la por 2200. Há pouco tempo ainda tinha integração centro nos 1700. Não sei não se ainda não tem. Milagrosamente os 9000 da L13 estão mais ou menos atualizados.

  • Programa totalmente furado e inutil.
    Primeiro: Fiz o teste dizendo que eu quero sair da estação Brooklin e ir pra estação Consolação e a orientação foi: Desembarque na estação Santa Cruz e faça transferência para linha 1- Azul Metro sentido Chacara Klabin. Oi?

    Segundo: qual o sentido de informar a estação de partida e chegada? O certo seria o aplicativo captar pela localização do usuário qual a estação mais próxima para partida e com o endereço de destino, indicar qual a estação final e as conexões para se chegar nela.

    • Sobre o sistema de trajetos o Metrô disse: “estamos na fase de ajustes e pretendemos que o Sistema de Trajetos passe a funcionar nos mesmos moldes do site o mais breve possível

  • Uma coisa que eu não me conformo é o símbolo da ViaMobilidade estar lilás no mapa e no nome da empresa estar aquela mistura de lilás com ouro.
    Acho que quando inaugurar a Linha 17 eles vão querer pintar de ouro o logo dela. Oras, se é uma empresa só que opera ambas tem que ser o mesmo logo pra todas as linhas dela. Imagina o logo do metrô pintado com a cor de cada linha?! Isso não era pra ter sido permitido.

  • Fico feliz em saber que o contato de vcs com o Metrô e a CPTM surtiu esse efeito. Tava passando de atualizar o Google maps e o simulador de viagem. Agora, o que eu observei hoje foi: No simulador de viagem do site da CPTM, já constam todas as estações, exceto São Paulo – Morumbi. No site do metrô, eu não consigo visualizar o mapa mostrando as trajetórias. Mas acho que isso é problema no plug in do meu navegador mesmo. rsrs E no Google Maps, realmente aparecem as estações da linha 13. Mas Santa Cruz aparece somente como estação da linha 1 – Azul (enquanto Chácara Klabin já aparece com as duas linhas) e o traçado das linhas 5 (entre Adolfo Pinheiro e Chácara Klabin) e 13 não aparecem.

Follow on Feedly
error: Hum, não vale copiar né??