Linha 5 Metrô

Inauguração da Linha 5 Lilás vai demorar um pouco mais

Totem Estação Santa Cruz (Fernando)
Totem Estação Santa Cruz (Fernando)

Antes de falar sobre a Linha 5 Lilás quero esclarecer para alguns leitores comentando sobre atualizações do site, que minha ideia é deixar o site para os artigos com informações das licitações, editais, projetos, e novidades em geral que possam não ir para a imprensa tradicional. Minha ideia não é concorrer, mas sim democratizar o acesso a informação. Como exemplo tem a divulgação dos editais das portas de plataforma (PSDs) que teve ampla divulgação na mídia assim como a inauguração da Estação AACD-Servidor.

A evolução das obras com somente fotos e sem informações novas e oficiais, ficarão somente em nossa página do Facebook, Twitter e Instagram. Acredito que pelo menos uma das redes sociais a maioria dos nossos leitores usam, portanto curtam nossas redes sociais para receber novidades.

Linha 5 Lilás

Fomos ontem até a estação Santa Cruz da Linha 5 Lilás e fizemos uma live no Facebook e no Twitter. Vimos que ainda existe bastante coisa a ser feita como paisagismo, assentamento de pisos e principalmente limpeza.

Para quem não lembra a estação tem 43 metros de profundidade em seus 6 níveis. Dependendo da quantidade de funcionários alocados para a limpeza, ela pode demorar vários dias. Em um dia é impossível limpar tudo decentemente. Não é apenas jogar água no chão. Tem que limpar vidros, guarda-corpos, paredes, luminárias, apoios, escadas rolantes e outros tantos cantos que há anos acumulam sujeira.

Portanto por mais que a obra fique pronta no dia X, ela não será inaugurada no dia X+1. Além disso certamente a estação passará por uma vistoria técnica do governador para autorizar a inauguração. E posterior a isso tem que contratar empresa de eventos para a inauguração e montagem, o que vai pelo menos 1 ou 2 dias. É fato que terá algo especial pois a integração direta da Linha 5 com a rede de metrô é esperada há anos. Na inauguração da Estação AACD-Servidor por exemplo houve uma apresentação do coral da AACD – que a imprensa não citou.

Com base nisso tudo é muito improvável que a inauguração seja dia 20/09 conforme divulgado em outros sites.  Portanto se a obra terminar no fim do mês de setembro agora, caberá a decisão de correr para entregar a estação na semana da eleição, assumindo um grande risco de ser bombardeado por críticas da coincidência – afinal a primeira promessa da Estação na gestão atual foi setembro de 2017, um ano atrás.

Ou a inauguração ficará após as eleições, passando a mensagem que a eleição não tem influência na inauguração de obras e os atrasos são exclusivamente por motivos técnicos, incluindo o desempenho das construtoras conforme dito recentemente pelo Secretário dos Transportes Metropolitanos. Decisão muito difícil na minha humilde opinião.

Cabe a nós ter paciência, não é fácil, eu sei.

 

Redes Sociais

Vejam o que publicamos recentemente em nossas redes sociais. Não curtiu ainda? Corre lá!

Metrô instala Totem na Estação Santa Cruz da Linha 5 Lilás

Totem Estação Santa Cruz (Fernando)
Totem Estação Santa Cruz (Fernando)

Início do asfaltamento do terminal de ônibus da Estação São Paulo Morumbi da Linha 4 Amarela

Terminal de ônibus Estação São Paulo Morumbi
Terminal de ônibus Estação São Paulo Morumbi (Oswaldo Cicarreli)

Junção dos balanços sucessivos do Viaduto da Av. Santo Amaro da Estação Campo Belo da Linha 5 Lilás

Novo viaduto da Av. Santo Amaro (Fernando)
Novo viaduto da Av. Santo Amaro (Fernando)

Obras da Estação São Paulo Morumbi do monotrilho da Linha 17 Ouro

Estação São Paulo Morumbi do monotrilho da Linha 17 Ouro (Aguinaldo Domingues Filho)
Estação São Paulo Morumbi da Linha 17 Ouro (Aguinaldo Domingues Filho)

Pátio Águas Espraiadas da Linha 17 Ouro

Pátio Águas Espraiadas (Agnaldo Domingues Filho)
Pátio Águas Espraiadas (Agnaldo Domingues Filho)

Acesso secundário da Estação Oscar Freire da Linha 4 Amarela:

Acesso Clínicas da Estação Oscar Freire
Acesso Clínicas da Estação Oscar Freire
blank

Fernando

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

29 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

  • Prestem bem atenção no que eu vou falar , e isso é fato se tem um prazo para inaugurar essas estações ou seja um pouco antes das eleições , outra coisa se essas estações não ficarem prontas antes das eleições, podem esquecer porque depois das eleições e que eles não vão entregar mais nada e não tem essa de novembro ou Dezembro ficam publicando coisas inexistentes iludiabriando as pessoas bom para finalizar estamos no Brasil portanto o que te ver de obra pública para ser entregue será entregue até o final de setembro no máximo estourando na primeira semana de outubro depois da em diante esquecão só na próxima gestão e sabe se Deus lá quando obrigado

  • Se estas estações serão inauguradas sob a gestão da Via Mobilidade, por que os totens estão sendo implantados com o logo do Metrô e não da empresa privada?

    • Porque o “ativo” é do Metrô/Governo. O custo da atualização fica a cargo da concessionária. Lembre que a concessionária é apenas uma “inquilina”

  • Pelo contrário, acho que deve sim, correr pra inaugurar antes das eleições.

    Soltar todas as estações é munição a menos para a oposição bombardear nos debates (pensando no sentido do interesse do governo de inaugurar logo, defendendo político nenhum).

    Se não inaugurar antes das eleições, tenho certeza que metade dos debates do segundo turno será sobre a incompetência do governo de conseguir entregar as obras, por mais que atrasadas, a tempo do facão se o atual governo continua ou não.

  • Revoltante tanto descaso assim com a população

    Se essa demora pra inaugurar já revolta profundamente imaginem nós sofredores da zona leste que já temos a linha prata inaugurada e que já vai pra 6 meses … Isso mesmo metade de 1 ano em operação assistida e nada de ampliarem nem dão prazos pra isso ..

    Em nosso caso isso nem é mais revoltante nem ten nome pra isso ..

    Fernando VC q esta mais antenado existe alguma informação sobre quando essa linha prata vai sair di horário q não serve pra nada ?

    Obrigado.

    • Era para extender o horário para as 20hs esse sábado. Mas como teve um problema na operação assistida essa semana acredito que farão mais um teste esse final de semana

  • Acho que as obras tem que ser inauguradas quando estiverem prontas,pois o apressado come cru e quente.Não adianta querer inaugurar agora,E ficarem os operários trabalhando.Tudo no seu devido tempo.

  • bem…..o unico trunfo eleitoral de alguns partidos sao as ferrovias e estacoes a cada 4 anos. se eles demoram pra entregar, ou entregam no meio da disputa..vao sofrer ataques dos opositores.
    Eu, se fosse a situação, corria pra entregar, ja existe operadora de inquilina.
    que se cobrem os envolvidos para , a toque de caixa, entregarem tudo logo.
    Do contrario, vai ser assinar atestado e pontos ou votos, perdidos em outubro.

  • Parabéns pelas informações precisas e imparciais. Você sabe me dizer o motivo da velocidade reduzida que os trens da linha 7 rubi opera entre as estações Jaraguá e Pirituba sentido luz? Isso ocorre a anos, e mesmo com a implementação de trens novos o problema persiste. Questionei um funcionário da CPTM e o mesmo informou que isso ocorre devido ao trecho ser em declive e em curva. Creio que esta afirmação não justifique a lentidão no trecho, acho que o mais provável é que os trens operem desta forma para não afogar ainda mais a já saturada estação barra funda. O que você acha?

    • Na verdade a CPTM está sem contrato de manutenção da via permanente (trilhos). E um trilho com problemas é o equivalente a uma rua esburacada. Você obrigatoriamente tem que andar devagar. Na CPTM os locais de velocidade reduzida são chamados de “pontos de cautela”. Alguns a velocidade de 90km/h pode cair para 20km/h. Há um processo licitatório para contratar empresa para correção dos trilhos/problemas. A previsão é que as linha 8 e 9, 11 e 12 terão contrato assinado em outubro. Para as linhas 7 e 10, a concorrência deve ser retomada neste mês, já que alguns concorrentes entraram com recurso. Assim aos poucos os problemas serão corrigidos e a velocidade aumentada. Mas não é coisa rápida. A Linha 7 é muito longa e com muitos problemas.

  • Prezados,
    Os atrasos que já se tornaram corriqueiros na expansão do metrô paulista é normal para este tipo de obra em outras partes do mundo, ou é mais uma incompetência brasileira em tocar obras grandes e complexas como essa?A respeito de pretensos exageros arquitetônicos na construção das estações, isto procede mesmo, as estações poderiam ser um pouco mais simples ou existe alguma razão para se manter um certo nível de requinte na apar~encia das estações?

    • João, em relação à monumentalidade das estações, em nenhum lugar do mundo é assim, com raras exceções. Basta buracos no chão onde se implantam as escadas (fixas e rolantes). Como é o trecho Paulista da Linha 2. Se na Paulista pôde, por que não pode nas outras estações? Que os projetistas respondam…

  • Sou outro entusiasta do metrô de São Paulo e colega seu, tanto engenheiro como jornalista.
    Trabalhei em outra obra da CCR, a Via/Linha 4 Amarela entre 2007 e 2010 (primeira fase).
    Estou à disposição para qualquer coisa relativa à linha 5, que muito vai me beneficiar (moro próximo da Estação Borba Gato).
    Como jornalista trabalhei 15 anos na Revista Duas Rodas cuja editora fica pertinho da Santa Cruz.
    Não vejo a hora…
    É um velho sonho…
    Com certeza visitarei a linha no dia da inauguração.
    Nos mantenha informados e qualquer coisa… estamos aí….

  • Bom,o importante é que finalmente esta próximo sendo melhor entregar tudo direitinho no lugar,porque depois o que pode ter é chance para falhas pelo menos no inicio.

  • Ouvi que o contrato de concessão tem uma cláusula sobre o prazo máximo para entrega das estações pelo Metrô para a ViaMobilidade, impondo uma multa para o Metrô caso a entrega não ocorra até o fim de setembro. Isso garante que a inauguração necessariamente ocorrerá antes da eleição, já que é do interesse da empresa iniciar a operação, mesmo que parcial, o quanto antes. (a data que ouvi foi 28/09 operação assistida com horário parcial e cobrança de tarifa).

  • Concordo. Vejo que você falou em limpeza. A coisa mais triste na linha 5 é a sugeira que já se faz presente nas cúpulas de vidro das estações. Quem bolou iss esqueceu que o Brasil não gasta um tostão em manutenção de nada. Pena.

error: Alert: É proibida a cópia de conteúdo