Enquanto todos olhos estão voltados para a Estação Santa Cruz da Linha 5 Lilás, a Estação São Paulo Morumbi da Linha 4 Amarela está na fase final de obras com entrega prevista para outubro de 2018. E hoje teve visita à estação pelo Secretário dos Transportes Metropolitanos Clodoaldo Pelissioni.
A Estação está localizada na Avenida Francisco Morato na altura da Avenida Jorge João Saad, local estratégico tanto para a população quanto para os amantes do futebol. O Estádio Cícero Pompeu de Toledo, popularmente chamado como Estádio do Morumbi está a 1.6 km do acesso secundário da Estação. Em dias de jogos, a Saad fica fechada para carros escoamento dos torcedores. Assim, com 19 minutos da caminhada os torcedores estarão dentro de um transporte de alta capacidade. A média de público atual do Estádio é de 50 mil pessoas a cada fim de semana.
Será muito bem-vinda também para os shows. Um estacionamento na região passa fácil dos 100 reais e pegar um taxi/Uber também não sai barato. Com a Estação, com 4 reais você chegará em qualquer lugar da região metropolitana de São Paulo com acesso da CPTM e do Metrô. E então você pode percorrer a “última milha” de Uber/Táxi, longe dos preços exorbitantes e da alta demanda.
Talvez o público que mais espera por essa estação são os usuários diários do corredor de ônibus da Avenida Francisco Morato. Hoje eles desembarcam no terminal de ônibus para acesso a Estação Butantã – que atualmente está bem cheia ou seguem de ônibus.
Com a inauguração da Estação São Paulo Morumbi, o trajeto de ônibus que demora de 15 a 20 minutos de percurso (sem contar o tempo de espera no ponto de ônibus) será encurtado para 3 minutos
A Estação
Semana passada iniciou-se a construção da estrutura metálica da cobertura do acesso principal da estação e do terminal de ônibus. Também foi iniciado o asfaltamento do terminal.
São 3 turnos de trabalho na estação, focados em entregá-la em outubro. Muito provavelmente nesse momento só inaugurem o acesso Norte da estação (em frente ao shopping). O acesso Sul está bem avançado mas o túnel de interligação ainda está sendo escavado. Melhor um acesso do que a estação ficar parada esperando o outro não?
Confira algumas fotos de hoje. Colocadas na sequência para chegar até a plataforma.
Terminais de ônibus
Com a inauguração do terminal de ônibus da Estação São Paulo Morumbi, as linhas da EMTU oriundas da região de Osasco continuarão em Butantã. No futuro terminal de ônibus da Estação Vila Sônia (previsão final de 2020) ficarão as linhas de Embu e Taboão. Algumas poucas de Itapecerica e Cotia ficarão no terminal da Estação São Paulo Morumbi. A ideia da EMTU, Metrô e SPTrans é a de que nenhuma linha da EMTU da região oeste e sudoeste tenha terminal no Largo da Batata e arredores – como acontece hoje.
Bônus:
Hyundai Rotem passando na Estação São Paulo Morumbi
Gostou? Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter
Depois de mil e anos….xD
Tricolor campeão brasileiro com metrô e estádio cheios! 😉
errooou
Finalmente! Já consigo ver uma cara de estação depois de anos! Será muito útil para quem mora na região, que atualmente é considerada um “país” dentro da cidade, com acesso complicado de automóvel, especialmente pelo trânsito. Essencial também para os torcedores do SPFC, que anseiam por essa parada há muito tempo, algo que contribuirá bastante para o aumento do público nos jogos no Estádio do Morumbi. Confio muito nessa inauguração próxima. Aleluia!
Não gostei que eles vão tirar os ônibus de Taboão, Itapecerica, Embu etc do largo da batata. Sempre esquecem de nós da região mais pobre…
A mudança é positiva pois eles fazendo um percurso ida-volta menor, por conseqüência aumenta a oferta no ônibus, ou seja, vão rodar mais vazios.
Mas o gasto irá aumentar no bolso do passageiro!
Boa tarde Fernando,
Parabéns pelo ótimo trabalho. Como o Caio perguntou também sobre as linhas sptrans, as linha com final butanta aqui de taboao e vila andrade agora serão desviados automaticamente para a estação morumbi?
E vão colocar esses ônibus indo para onde?
O que será da linha da Sptrans 8018-10 Vila Sônia/Butantã? Será extinta ou modificada?
Affs não vai ter nenhuma linha da sptrans ?
Não haverá pastilhas nas plataformas laterais?
Não. O projeto dessa estação não prevê pastilhas.
Caramba esteticamente falando, não será a mais bonita dentre as estações da Linha 4. Esse é um acabamento simples. Não leva 1 semana.
As linhas da EMTU passam na Raposo Tavares e tem seu ponto final no Butantã, agora com a inauguração com a estação São Paulo Morumbi elas não vai parar mais no Butantã? Exemplo a linha 404 novo Osasco /Butantã hoje em dia.
Mais com inauguração vai ser, 404 novo Osasco/s.paulo Morumbi
Fernando, parabéns pelo trabalho. Há alguma previsão de estacionamento subterrâneo para veículos particulares, a exemplo do terminal ônibus/ estação metrô e CPTM Pinheiros?
Não. A única estação nova dos últimos anos a ter estacionamento é a AACD-Servidor da Linha 5 Lilás. Muito provavelmente pelo público que frequenta a AACD e precisam de carros adaptados e não tem estacionamento perto.
Sabe se haverá bicicletario nesta estação?
Terá sim!
Ótima informação a região já tem uma infra boa para quem vem do Taboão, encurtando o caminho de quem vem de lá ou encorajando novos adeptos a intermodalidade.
Fernando não haverá nenhuma linha da sptrans???
Não tenho todos detalhes mas acredito que sim. Muita coisa não foi decidida ainda.
1,5 km é muito longe do estádio. Porque essa distância toda?
Verifiquei no google e são 1,3 km de distância do estádio, ainda bem, pois se fosse mais perto do estádio viraria um caos, distância excelente dá para percorrer em 15 minutos a pé….
Vc prefere. Uma estaçao proxima ou continuar a descer no butanta e pagar 10 reais numa lotaçao
[…] Veja mais fotos aqui, no site Ferroviando, além de um vídeo bônus, com o metrô passando pela estação. […]
Uma pena não ver o terminal desembocando no estádio…
Já tem projeto do monotrilho da Linha 17 Ouro ficar do lado do estádio mas em dia de jogos muito provavelmente o monotrilho ficaria fechado pela proximidade.
Boa tarde Fernando
Você sabe de alguma coisa ou tem informação referente a Extensão da Linha 5 Lilas até o Jardim Angela.
opa, só tem estudos ainda. Nada concreto.
Quer um metro dentro do campo???
O ruim é exatamente isso que consta no final do texto. Com a inauguração do metrô, os ônibus vão sendo suprimidos ou tendo seu trajeto diminuído. Dessa forma, quem mora no Embu e vai, atualmente, até pinheiros de ônibus numa boa, passaria a depender do metrô, gastando quase dez reais nesse deslocamento.
[…] 2014 e , depois de seguidos atrasos, parece que enfim terá sua inauguração em outubro. Segundo o site Ferroviando, a estrutura metálica da cobertura do principal acesso foi iniciada na semana passada, juntamente […]
Excelente notícia. Os vagabundos ladrões que cobram 100 reais em estacionamentos para jogos e shows, além dos marginais flanelinhas irão à falência.
Oi Fernando, pfvr alguma previsão da continuidade da linha 4 – amarela – até Taboão da Serra pela Av. Prof. Francisco Morato?
Só tem estudos. Nada concreto.
Inaugurada em 10/2018, será o melhor evento de 2018, ganha nós moradores do Morumbi, Taboão da Serra, Embú e outras Cidades da Br 116. Foi um erro do Geraldo Alckmin, investir no metro de superfície- Congonhas e deixar em segundo plano a linha amarela. Mas, enfim, vamos curtir.
tanto trabalho prá torcedores acabarem cm tudo
Aqui não é curintias amigo….
Já entramos em Outubro. Alguma previsão?
Nada oficial. Só teremos notícia acredito eu na semana do dia 22
Fernando a Estação Vila Sonia termina na Av Francisco Morato esquina com a rua Gioia Martins ou lá e somente o estacionamento ou retorno de trens??
Quais linhas de ônibus farão final no metro São Paulo Morumbi?
E a linha Jardim inga.Vai continuar a existir?
Vair sair da sp Morumbi?