Linha 4 Metrô

Estação São Paulo Morumbi da Linha 4 entra na reta final

Bloqueios da Estação São Paulo Morumbi
Catracas da Estação São Paulo Morumbi

Enquanto todos olhos estão voltados para a Estação Santa Cruz da Linha 5 Lilás, a Estação São Paulo Morumbi da Linha 4 Amarela está na fase final de obras com entrega prevista para outubro de 2018. E hoje teve visita à estação pelo Secretário dos Transportes Metropolitanos Clodoaldo Pelissioni.

A Estação está localizada na Avenida Francisco Morato na altura da Avenida Jorge João Saad, local estratégico tanto para a população quanto para os amantes do futebol. O Estádio Cícero Pompeu de Toledo, popularmente chamado como Estádio do Morumbi está a 1.6 km do acesso secundário da Estação. Em dias de jogos, a Saad fica fechada para carros escoamento dos torcedores. Assim, com 19 minutos da caminhada os torcedores estarão dentro de um transporte de alta capacidade. A média de público atual do Estádio é de 50 mil pessoas a cada fim de semana.

Será muito bem-vinda também para os shows. Um estacionamento na região passa fácil dos 100 reais e pegar um taxi/Uber também não sai barato. Com a Estação, com 4 reais você chegará em qualquer lugar da região metropolitana de São Paulo com acesso da CPTM e do Metrô. E então você pode percorrer a “última milha” de Uber/Táxi, longe dos preços exorbitantes e da alta demanda.

Talvez o público que mais espera por essa estação são os usuários diários do corredor de ônibus da Avenida Francisco Morato. Hoje eles desembarcam no terminal de ônibus para acesso a Estação Butantã – que atualmente está bem cheia ou seguem de ônibus.

Com a inauguração da Estação São Paulo Morumbi, o trajeto de ônibus que demora de 15 a 20 minutos de percurso (sem contar o tempo de espera no ponto de ônibus) será encurtado para 3 minutos

A Estação

Semana passada iniciou-se a construção da estrutura metálica da cobertura do acesso principal da estação e do terminal de ônibus. Também foi iniciado o asfaltamento do terminal.

São 3 turnos de trabalho na estação, focados em entregá-la em outubro. Muito provavelmente nesse momento só inaugurem o acesso Norte da estação (em frente ao shopping). O acesso Sul está bem avançado mas o túnel de interligação ainda está sendo escavado. Melhor um acesso do que a estação ficar parada esperando o outro não?

Confira algumas fotos de hoje. Colocadas na sequência para chegar até a plataforma.

Terminais de ônibus

Com a inauguração do terminal de ônibus da Estação São Paulo Morumbi, as linhas da EMTU oriundas da região de Osasco continuarão em Butantã. No futuro terminal de ônibus da Estação Vila Sônia (previsão final de 2020) ficarão as linhas de Embu e Taboão. Algumas poucas de Itapecerica e Cotia ficarão no terminal da Estação São Paulo Morumbi. A ideia da EMTU, Metrô e SPTrans é a de que nenhuma linha da EMTU da região oeste e sudoeste tenha terminal no Largo da Batata e arredores – como acontece hoje.

Bônus:

Hyundai Rotem passando na Estação São Paulo Morumbi

Gostou? Curta nossa página no Facebook  e siga-nos no Twitter

Fernando Galfo

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

44 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

Follow on Feedly
error: Hum, não vale copiar né??