CPTM

CPTM terá todas estações com acessibilidade até 2020

cptm_acessibilidade_funcionario
Funcionário da CPTM auxiliando o embarque (CPTM)

O site Diário dos Transporte traz hoje uma matéria excelente sobre acessibilidade. Nela a CPTM reafirma o prazo de 2020 para ter todas estações com acessibilidade.

Inicialmente o projeto estava previsto para final de 2014, mas como o Governo Federal demorou na liberação de recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) a CPTM decidiu usar recursos próprios e pediu prorrogação do prazo ao Ministério Público que havia aberto uma investigação sobre a falta de acessibilidade nas estações.

Nota da CPTM:

“Até o fim deste ano, mais seis já contarão com os itens de acessibilidade: Guapituba, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra (Linha 10), Mogi das Cruzes, Braz Cubas e Estudantes (Linha 11). O compromisso é que até 2020 todas estejam acessíveis.”

“Nessa fase de transição, os usuários com dificuldade de locomoção podem contar com os empregados das estações habilitados para auxiliá-los, sempre que necessário. A equipe participa do Treinamento de Acessibilidade realizado pela AME (Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais), com 16 horas/aula e reciclagem de oito horas a cada dois anos” — informou a CPTM, em nota.

Atualmente somente a Linha 9-Esmeralda e a Linha 13-Jade estão 100% acessíveis. No site da compania, existe um mapa da acessibilidade:

Mapa da acessibilidade (CPTM)

 

Veja detalhamento por estação na excelente matéria do Diário dos Transporte

Avatar

Fernando Galfo

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

Adicionar comentário

Clique aqui para deixar um comentário

Follow on Feedly
error: Hum, não vale copiar né??