CPTM Linha 13

CPTM reduz intervalo da Linha 13 Jade para 20 minutos e confirma Serviço Connect em Julho

engenheiro-goulart-cptm
Estação Engenheiro Goulart (CPTM)

Há 1 mês atrás teve início a operação integral da Linha 13-Jade, que liga Engenheiro Goulart ao Aeroporto-Guarulhos. Na época a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) havia prometido que o Serviço Connect seria inaugurado em julho e o Expresso Aeroporto em agosto.

Contatamos a CPTM para confirmar os prazos da Linha 13-Jade.

Novos horários

Desde 30 de junho, os dois trens da operação regular circulam com intervalo de 20 minutos nos seguintes horários: das 5h às 8h e das 17h às 20h. Nos demais horários os trens operam com intervalo de 30 minutos.

Serviço Connect

Ainda de acordo com a CPTM, “ainda neste mês, começará a funcionar o novo serviço Connect”.

Com viagens realizadas por 2 composições entre a Estação Brás e a Estação Aeroporto-Guarulhos nos horários de pico, sem a necessidade de baldeação na Estação Engenheiro Goulart.

Neste serviço, o trem fará parada em todas as estações para embarque e desembarque e o valor da tarifa será o mesmo do trem metropolitano, que hoje custa R$ 4. O trajeto terá cerca de 35 minutos e inicialmente o intervalo está programado para 40 minutos entre os trens.

Tanto na Estação Brás quanto na Estação Luz já há novas placas encobertas. Detalhe no fio verde, que indica placa da Linha 13-Jade.

Plataforma 8 da Estação Brás
Plataforma 8 da Estação Brás

Airport-Express (Expresso Aeroporto)

Esse serviço vai operar sem parada para embarque e desembarque, entre a Estação Aeroporto-Guarulhos e a Estação Luz, e está previsto para entrar em operação a partir de agosto.

O percurso será realizado em cerca de 35 minutos e os trens partirão em 4 horários programados em cada sentidos. A tarifa será de R$ 8,00.

Sinalização e subestação de energia

Perguntamos a CPTM como estava a implementação do sistema de sinalização, afinal os trens ainda vão e voltam pela mesma via. E também sobre a subestação de energia, que ouvimos boatos que ela não estaria funcionando ainda, e recebemos a seguinte afirmação:

“O sistema de sinalização já foi implantado nas duas vias da Linha 13-Jade, que opera com a energia de sua própria subestação, a Ayrton Senna”

Perguntamos também sobre quantidade de trens de ambos serviços mas não tivemos resposta.

Conclusão

Enquanto não for concluida a modernização da sinalização da Linha 12-Safira, haverá impacto direto no intervalo da Linha 13 e na impossibilidade de aumentar a oferta da própria Linha 12.

Mais uma vez, faltam investimentos para CPTM.

blank

Fernando

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

7 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

  • O trem metropolitano não dá dividendos politicos e o PSDB não prioriza o transporte publico, nem tem politicas públicas de verdade para a mobilidade via trilhos. Mas o povo vota neles, então que aguentem as consequencias sem RECLAMAR.

    Enquanto a maioria dos eleitores não aprender que a unica maneira de punir um politico que governa mal ou não faz um governo satisfatório e nas urnas, nada vai mudar e tudo continuará igual…

    E tem que ser chato, critico e exigente….e não se contentar com migalhas, que é o que o GESP dá para a CPTM….ai como vai melhorar desse jeito, com um partido que só pensa em vender tudo para seus amigos empresários e nada mais?

  • Fernando tem a existencia de algum projeto na assembléia legislativa sobre a concessão a iniciativa privada na manutenção e operação na linha 13?

    • Que eu saiba não. Mas o processo não passa lá de qualquer forma até onde eu sei. O conselho gestor tem que aprovar qualquer PPP que possam vir a surgir.

      Tem bastante informação nesse site:
      http://www.parcerias.sp.gov.br

      E outra, não faz sentido conceder a L13 na minha opinião. As únicas que possa vir a ser concedidas no futuro sao as Linha 8 e 9.

  • Desafios desta linha: 1 – onibus infraero cortando os estacionamentos para finalizar o trajeto. (depois de muita briga para saber onde a estação seria construida) 2- prolongamento da mesma direçao bonsucesso no futuro ( e nao taboao) 3- municipio tem de direcionar e otimizar suas rotas de onibus para os terminais cecap e cumbica. 4- em breve, no segundo semestre, sera inaugurado o sesc guarulhos prox estacao cecap..mais movimento e lazer, e trafego na estacao. 4 – diminuir o tempo de percurso e colocar mais carros na linha.

  • Essa linha talvez nunca venha a funcionar direito, perdi o trem de 9hs10 e agora o próximo só sai às 9hs40, sem contar queo terminal de ônibus não é acessível com a estação, temos que atravessar inúmeros faróis, o que atrasa na chegada até a estação..Quem sabe em 2020 ele vai funcionar como os trens de SP, com respeito aos usuários.

  • Boa tarde!
    Pretendo usar a linha Jade pela primeira vez para tirar o meu passaporte no dia 18/10/2018
    Gostaria de saber qual o intervalo previsto entre os trens sendo que pegarei o trem na estação Engenheiro Goulart E para que eu não perca o meu horário junto a Polícia Federal
    Grata
    Aguardo a resposta
    Tania

error: Alert: É proibida a cópia de conteúdo