Linha 15 Metrô

Metrô pede Licença de Instalação da extensão da Linha 15 Prata até Ipiranga

Pátio da Linha 15 Prata
Pátio da Linha 15 (GESP)

Foi publicado hoje no Diário Oficial o pedido do Metrô da licença ambiental de instalação da extensão do monotrilho da Linha 15 Prata até o Ipiranga. A CESTESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) tornou público o recebimento do pedido.

De acordo com o decreto n. 47.400, de 4 de dezembro de 2002: “Licença de Instalação (LI) – autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem motivo determinante

Linha 15 no Ipiranga

Em 2014, o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo, assinaram um convênio em que a Prefeitura repassaria R$ 360 milhões para o Governo do Estado investisse nas obras das Linhas 15 Prata e 17 Ouro.

Na época, o então Secretário de Transportes Metropolitanos Jurandir Fernandes comentou: “Na Vila Prudente ia haver um acúmulo muito grande de pessoas para fazer o transbordo e pegar o Tamanduateí e acessar a Linha 10. Então nós resolvemos fazer com que o monotrilho que vai até a Vila Prudente, ele vá até a linha 10 também em Ipiranga. Com isso, o passageiro não precisará mais descer na Vila Prudente evitando congestionamento

A elaboração do projeto básico foi licitada em 2013, mas até hoje a ordem de serviço não foi emitida para a empesa ganhadora da licitação. Em agosto foi assinado o sexto aditivo de prazo do contrato. Relembre aqui.

Em 14 de outubro de 2019 vence o aditivo atual. Será que teremos novidades até lá? Quem sabe a assinatura da ordem de serviço?

Traçado até o Ipiranga (Metrô)
Traçado até o Ipiranga (Metrô/Edital)

Cidade Tiradentes

Na época o Secretário também comentou sobre o convênio e a chegada da Linha 15 até Jacú-Pêssego: “nós estamos firmando esse convênio com a Prefeitura que viabiliza também a chegada no pátio Ragueb Choffi, que fica no lado da Jacu Pêssego. Por que dois pátios? Com 27 km de extensão, se você tivesse uma ponta só com pátio, de manhã ao iniciar a operação, até que nós conseguíssemos formar o carrossel todo nos 54 km – ida e volta – algumas estações começariam a funcionar 5:40 o que seria um grande erro para os usuários

A obra de extensão só pode ser iniciada se houver desapropriações na avenida Ragueb Chohfi e nas estradas Iguatemi e dos Metalúrgicos. As vias precisam ser alargadas para receber canteiros centrais, onde o viaduto do monotrilho é erguido. Essa responsabilidade é da Prefeitura de São Paulo. Por isso o convênio.

Convênio com a Prefeitura

Ontem também foi publicado no Diário Oficial, que esse mesmo convênio referente a Linha 15 foi prorrogado por mais 60 meses. Isso não quer dizer muita coisa pois se ele estava para vencer, obrigatoriamente deveria ser aditivado.

O que podemos tirar de bom nisso é que ainda existe a intenção de levar a Linha 15 Prata até Cidade Tiradentes.

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Fernando

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

17 comentários

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  • Boa tarde Fernando.

    Alguma novidade em relação a linha bronze?

    Vc acredita que ainda podemos ter esperanças do ramal ser em monotrilho? Ou pelo ” andar da carruagem” teremos que engolir BRT mesmo?

    Queria estar mais otimista, mas pelas últimas entrevistas por parte do governo, tudo leva crer que teremos BRT…

  • Boa noite,sou Macedo gostaria de deixar meu comentário, governador Dória ou prefeito covas , já não poderia terminar a estação planalto quando parou faltava 15 dias pra terminar muito pouco porque não termina logo e coloca algumas linhas de micro ônibus ia melhorar bastante pro usuário da região obrigado só uma sugestão !

  • A tanto tempo aguardando a chegada da linha PRATA CID.TIRADENTES e o ALARGAMENTO DA AV RAGUEB CHOFH …Com a duplicação dessa avenida até o bairro de TIRADENTES ficará rápido o deslocamento ate o CENTRO…aliviando o sufoco desse gente humilde que precisam dessa OBRA quase que URGENTE !! Torço e espero que um dia fuque pronto !!! Vamos DORIA , BRUNO COVAS !!!!

    Umberto Maldonado

  • É muito bom levar a linha 15 Prata ao Ipiranga bem assim à linha 5 Lilás a fim de “desafogar” a linha 2 Verde, a qual, futuramente, será uma das linhas mais cheias de São Paulo. O problema é para quando. O governo do PSDB completará 25 anos, e a malha metroviária não atingiu a tão sonhada marca dos três dígitos (quilômetros), além do risco do retrocesso da linha 18 Bronze se transformar em BRT, bem como a ausência de uma solução prudente para as obras das linhas 6 Laranja e 2 Verde (prolongamento).
    Metrô e CPTM, VLT, Monotrilho e Metrô são e serão sempre bem vindos, no entanto o transporte sobre trilhos no Brasil é desprezado e alvo apenas de interesse próprio de políticos, seja para enriquecimento ilícito, seja para permanência no poder.

  • O monotrilho não pode passar por baixo da Ragueb até a Jacú-pêssego ou desapropriar sai mais barato? Se fala dessa duplicação da avenida há uns dez anos e nada, é duma incompetência e desprezo por parte do poder público que dá nervoso. Se fosse uma Águas espraiadas da vida já teriam levantado uma pirâmide do Egito no meio, mas como é na periferia…

    • Priscila,

      Prolongar as Linha 15-Prata até a estação Ipiranga na Linha 10-Turquesa, assim como à Linha 5-Lilás a fim de “aliviar” a Linha 2-Verde, a qual, futuramente, será uma das linhas mais concorridas de São Paulo, tratando-se de uma solução sensata.

      Por outro lado da Linha 15-Prata a sua terminação deveria ser até a Jacú-Pêssego como você descreveu, tais atitudes deveriam ser priorizadas antes de de se iniciar quaisquer outras linhas!!!

      Com relação ao desempenho técnico Monotrilho Linha 15-Prata, por ser um protótipo de alta capacidade, deveria ser finalizado e comprovado sua eficácia antes de se especificar este modal.

      Não podemos falar em carência de transporte na zona Leste, que hoje existe, sem os sistemas das Linha 4-Verde, Linha 13-Jade e Monotrilho Linha 15-Prata estiverem sido totalmente completados, a se somar as Linhas 3-Vermelha e Linha 11-Coral.

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