CPTM Linha 12

CPTM requalificará área da estação São Miguel Paulista

Estação São Miguel Paulista (GESP)
Estação São Miguel Paulista (GESP)

A CPTM divulgou dia 30 de agosto o edital que pretende requalificar a área remanescente da antiga Estação São Miguel Paulista, da Linha 12 Safira. A área que faz parte da concessão tem 21 mil metros quadrados..

O objeto conforme edital:

“Concessão de direito real de uso mediante remuneração e encargos para construção, administração e exploração de empreendimentos comerciais associados à estação São Miguel Paulista da CPTM

“A implantação de empreendimentos comerciais nas áreas remanescentes da estação São Miguel Paulista permitirá a incorporação de novas funções às instalações ferroviárias, ocasionando, ainda, o incremento da atratividade, da utilidade pública, da dinamização dos processos de requalificação urbana da região e de receita extra tarifária da Companhia”

De acordo com o edital novos estudos de inserção urbana foram desenvolvidos para que se estabeleça um acesso à nova estação, a partir da Rua Salvador de Medeiros e, assim, requalificar a acessibilidade da população à nova estação.

Ainda de acordo com o edital: “A oportunidade de implantar um empreendimento comercial inserido no contexto urbano da estação permitirá aos usuários conforto, segurança e, principalmente, economia de tempo para suprir suas necessidades básicas de consumo e renovará a dinâmica na região da antiga estação, colaborando e complementado o comércio local, bem como induzindo o processo de requalificação urbana e paisagística ao propor a inserção de uma nova praça de acesso à estação e a priorização de espaços públicos, além de dinamizar o uso do solo na região e melhorar as condições atuais de mobilidade dos pedestres”

Alem de fazer o projeto completo do empreendimento, a concessionária também deverá fazer o projeto de uma edificação térrea ao norte da ferrovia para uso futuro para manutenção da CPTM.  Conforme o edital, a CPTM quem construirá posteriormente a edificação de manutenção.

Ficará a cargo da concessionária também: “implantação de melhorias viárias e da acessibilidade de usuários, através da construção de bicicletário, passarela e praça de acesso à estação”

Vejam os detalhes:

Detalhe do estudo (CPTM) da Estação São Miguel Paulista
Detalhe do estudo (CPTM)

Os empreendimentos associados poderão ser edifícios empresariais, de educação superior e/ou área comercial em formato shopping de vizinhança. Deve ser considerado o estacionamento de veículos, com quantidade de vagas em conformidade com a legislação pertinente e especificações vigentes.

A abertura dos envelopes está prevista para 06 de novembro

Conclusão

Será que já estamos vendo os primeiros sinas da valorização imobiliária sendo feita dentro do empreendimento conforme apontado pelo Secretário Clodoaldo Pelissioni na 24º Semana Metroferroviária da AEAMESP?

Espero que a CPTM tenha outras oportunidades de fazer concessões semelhantes em outras estações pois a ideia é muito boa. E espero que seja feito um empreendimento de educação superior no local.

Avatar

Fernando Galfo

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

5 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

Follow on Feedly
error: Hum, não vale copiar né??