Metrô

Música no Metrô estreou oficialmente hoje e fomos conferir

Metrô com música
Metrô com música

Fomos visitar hoje algumas estações da Linha 2 Verde para conferir a música no metrô que estreou oficialmente hoje.

De acordo com a assessoria de imprensa do Metrô, “o Metrô+Música chegou para sonorizar as estações com mais de dez horas e quase 200 músicas instrumentais de vários gêneros como: Clássica, Jazz, Bossa Nova, MPB, Samba etc

A seleção de músicas ficará a cargo do Instituto de Cultura e Cidadania (ICULT) com temas nacionais e internacionais. Será utilizada os mesmos alto-falantes já existentes das estações.

Ainda de acordo com o Metrô, a música será suspensa brevemente quando da necessidade de divulgar informações aos passageiros. Hoje 55 estações começaram com a música ambiente e posteriormente serão os trens das Linhas 1–Azul, 2–Verde e 3–Vermelha. O horário será das 6 às 22 horas.

Como é de fato a Música no Metrô

Das estações que visitamos apenas a Ana Rosa tinha música na plataforma. Em Trianon-Masp, Consolação e Brigadeiro não ouvia-se nada.

Na Estação Consolação por alguns momentos foi possível ouvir música somente próximo aos bloqueios. Aparentemente algumas questões técnicas ainda precisam ser corrigidas. Em conversa com funcionários das estações Clínicas e Consolação, foi dito que estavam com problemas técnicos e por isso não estava funcionando.

Já dentro do trem, conforme esperado, somente algumas composições tinham a música ambiente afinal toda a frota ainda está sendo adaptada.

Em um dos trens da Frota J, o trem na maior parte das vezes faz tanto barulho que foi impossível ouvir algo. No vídeo é possível notar isso. Por um breve período o trem não fez tanto barulho e foi possível ouvir com clareza a música.

A música no Metrô parece ser uma boa ideia. Fizemos uma enquete na nossa página no Facebook e a maioria parece aprovar. Vamos acompanhar a evolução dessa novidade e ver se realmente a maioria vai continuar aprovando.

Avatar

Fernando Galfo

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

9 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

  • Qualidade de som péssima.
    E pior ainda saber que estão pagando uns 40 mil reais por mês com essa bobagem para uma ONG chamada iCult.
    E as campanhas para incentivar o usuário a utilizar fones de ouvido vai para o saco com esse serviço.

  • nao sei nao…ha quem precise ler, estudar, dormir,…sei lá se a musica..nao abrira exceção de abandonarmos o fone de ouvido..justamente solicitado para evitar estes tipos de obrigatoriedade e respeitar o silencio do outro

  • Isso é uma palhaçada, o governo paga 40 mil para uma ONG fazer essas playlists!! Agora me fala nem o melhor ”playlisteiro” seria pago por uma empresa privadaa para fazer esse servicço.

    É mais uma vez nosso dinheiro sendo jogado no lixo.

    Uma vez que o som, manutenção e etc é paga toda pelo governo e não por essa ONG!!

  • Excelente ideia.A música acalma .Em um ambiente tão estressante veio em boa hora.Só falta agora a Segurança do metrô acabar com aquele comércio de doces capinhas de iPhone etc. sem procedência ..Isto sim auxilia a bandidagem dentro dos trens

Follow on Feedly
error: Hum, não vale copiar né??