Fomos visitar hoje algumas estações da Linha 2 Verde para conferir a música no metrô que estreou oficialmente hoje.
De acordo com a assessoria de imprensa do Metrô, “o Metrô+Música chegou para sonorizar as estações com mais de dez horas e quase 200 músicas instrumentais de vários gêneros como: Clássica, Jazz, Bossa Nova, MPB, Samba etc”
A seleção de músicas ficará a cargo do Instituto de Cultura e Cidadania (ICULT) com temas nacionais e internacionais. Será utilizada os mesmos alto-falantes já existentes das estações.
Ainda de acordo com o Metrô, a música será suspensa brevemente quando da necessidade de divulgar informações aos passageiros. Hoje 55 estações começaram com a música ambiente e posteriormente serão os trens das Linhas 1–Azul, 2–Verde e 3–Vermelha. O horário será das 6 às 22 horas.
Como é de fato a Música no Metrô
Das estações que visitamos apenas a Ana Rosa tinha música na plataforma. Em Trianon-Masp, Consolação e Brigadeiro não ouvia-se nada.
Na Estação Consolação por alguns momentos foi possível ouvir música somente próximo aos bloqueios. Aparentemente algumas questões técnicas ainda precisam ser corrigidas. Em conversa com funcionários das estações Clínicas e Consolação, foi dito que estavam com problemas técnicos e por isso não estava funcionando.
Já dentro do trem, conforme esperado, somente algumas composições tinham a música ambiente afinal toda a frota ainda está sendo adaptada.
Em um dos trens da Frota J, o trem na maior parte das vezes faz tanto barulho que foi impossível ouvir algo. No vídeo é possível notar isso. Por um breve período o trem não fez tanto barulho e foi possível ouvir com clareza a música.
A música no Metrô parece ser uma boa ideia. Fizemos uma enquete na nossa página no Facebook e a maioria parece aprovar. Vamos acompanhar a evolução dessa novidade e ver se realmente a maioria vai continuar aprovando.
Sinceramente eu não gostei. Peguei a L1 Azul e estava mto barulhento.
Acho que vai tempo até ajustar um volume adequado por estação. Afinal cada uma tem uma acústica diferente.
Mas eu estou falando dentro do trem. Estava muito alto. Tem que ajustar mesmo rsrss
Fizeram na CPTM e não funcionou reclamaram pois quem quiser ouvir musica utiliza seu fone de ouvido
Qualidade de som péssima.
E pior ainda saber que estão pagando uns 40 mil reais por mês com essa bobagem para uma ONG chamada iCult.
E as campanhas para incentivar o usuário a utilizar fones de ouvido vai para o saco com esse serviço.
nao sei nao…ha quem precise ler, estudar, dormir,…sei lá se a musica..nao abrira exceção de abandonarmos o fone de ouvido..justamente solicitado para evitar estes tipos de obrigatoriedade e respeitar o silencio do outro
Péssima ideia. É horrível! SP já é barulhenta o suficiente. Merecemos um pouco de “silêncio” de vez em quando.
Isso é uma palhaçada, o governo paga 40 mil para uma ONG fazer essas playlists!! Agora me fala nem o melhor ”playlisteiro” seria pago por uma empresa privadaa para fazer esse servicço.
É mais uma vez nosso dinheiro sendo jogado no lixo.
Uma vez que o som, manutenção e etc é paga toda pelo governo e não por essa ONG!!
Excelente ideia.A música acalma .Em um ambiente tão estressante veio em boa hora.Só falta agora a Segurança do metrô acabar com aquele comércio de doces capinhas de iPhone etc. sem procedência ..Isto sim auxilia a bandidagem dentro dos trens