Metrô

Metrô apresenta prévia da Pesquisa Origem Destino 2017

Pesquisa Origem Destino 2017

Em evento hoje no Instituto de Engenharia, o Metrô apresentou ao público a prévia da Pesquisa Origem Destino (OD) de 2017. A OD é realizada a cada 10 anos e é a maior pesquisa de mobilidade urbana do pais. Essa é a sexta pequisa realizada pelo Metrô desde  1967.

O Ferroviando estava presente e foi muito interessante conhecer o pessoal do Plamumrb. Infelizmente não vimos os outros blogues especializados realizando a cobertura de algo tão importante para a mobilidade urbana de São Paulo.

É sempre interessante participar desses eventos e socializar com as pessoas da área. Conversamos com o presidente Paulo Menezes, sempre aberto para conversas, e outros diretores e funcionários do Metrô. No fim, todos queremos o melhor para a mobilidade urbana e para a CPTM e para o Metrô. Estamos todos no mesmo barco, ou melhor, no mesmo trem!

Apontar os erros é importante, mas tão importante quanto é reconhecer o trabalho realizado pelos funcionários/técnicos do Metrô, nesse caso a pesquisa OD, que ditará o planejamento futuro do Metrô e o Plano Integrado de Transportes Urbanos – PITU 2040.

Confira aqui o resumo do que foi apresentado. Para quem tiver mais tempo, recomendo fortemente assistir a apresentação completa feita ao vivo pelo Instituto de Engenharia no seguinte link pois os discursos iniciais foram muito interessantes. Para maiores informações da pesquisa acesse esse link.

Fases da Pesquisa

Evolução da área pesquisada

Evolução da Pesquisa OD

Arquitetura do sistema

Distribuição dos modais

Motivos das viagens

Tempo médio de viagem

Horários de pico

Próximos passos

Avatar

Fernando Galfo

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

1 comentário

Clique aqui para deixar um comentário

  • Boa Noite Fernando,

    Sou usuário do metrô da linha lilás e hoje , como grande parte dos usuários, fui pego de surpresa. Normalmente, muitos que retornam da estação Campo Limpo para Capão Redondo , justamente para seguir com mais comodidade em direção à Chácara Klabin, foram impedidos de fazer o procedimento. Entrei em contato com a Via Mobilidade, que respondeu ,ser necessária a operação em conta da viagem negativa. Estavam utilizando o sistema carrossel e não via o que presenciei hoje(19/12). A plataforma da estação Campo Limpo estava em uma situação lastimável. Concluí a reclamação dizendo que neste país, o sistema de transporte só complica, ao invés de ajudar.

    Sydney Gamarano

Follow on Feedly
error: Hum, não vale copiar né??