Hoje o Ferroviando completa 1 ano no ar.
Aprendi muito durante esse tempo, inclusive com erros. Fiz muito networking e muitas amizades. Participei de vários eventos desde os mais chiques até visitas a obras com pé na lama – meu preferido.
Nesse tempo todo e após 224 artigos, 99% de originais, ou seja, de fontes primárias como releases de imprensa, Diário Oficial, registro fotográficos (grande parte publicados nas redes sociais) e grande parte, senão a maioria, das informações usando a Lei de Acesso a Informação (LAI).
Nesse tempo todo notei que existe uma descrença com prazos informados pelo Governo. Entendo e concordo em parte.
A mensagem que eu gostaria de passar, é que todos nós temos que usar parte do nosso tempo para as “horas cívicas” como diz o primeiro presidente do Metrô, Plínio Assmann. Ou seja, cobrar o Governo municipal, estadual e federal das promessas/compromissos mesmo que não seja nosso ofício.
A partir do momento que vejo comentários “ah, fica pronto no ano 2080“, novamente, entendo a descrença, e da liberdade de expressão, mas isso não ajuda em nada. Na verdade, só atrapalha.
Se não acreditamos no prazo dado pelo Governo, não cobraremos o cumprimento. E se não cobramos, fica fácil não ser cumprido. Por isso vocês leem “otimismo” em nossos artigos.
Sim, tem prazos impossíveis. Mas nosso papel como sociedade é cobra-los mesmo assim.
E não cobrar com xingamentos e discussões políticas e acaloradas. Mas sim cobrar com argumentos. Fatos, notícias antigas e atuais, vídeos de campanha.
A cobrança não é só no dia do “vencimento” da promessa, mas sim, uma cobrança constante. E não de apenas um ou dois, mas de todos.
E não só em rede social, mas também abrindo protocolos pelos meios oficiais, pedidos de acesso a informação e etc. O protocolo você pode usar a resposta para uma cobrança futura, redes sociais não. E também participando de audiências públicas
É o nosso dinheiro que está sendo usado pelo Governo, temos que acompanhar de perto.
O Ferroviando nasceu apartidário e continuará sendo. Não me importa quem é o partido mas sim a pessoa que prometeu, tanto que não mencionamos partido político, mas sim nome, sobrenome e cargo oficial. Só isso já deveria ser o bastante.
O responsável pelo atraso, ou entrega no prazo, tem RG e não sigla partidária. A questão partidária se resolve nas urnas.
Até lá a cobrança e o acompanhamento é no dia-a-dia e não a cada quatro anos.
Faça sua parte! Pode ser fazendo um publicação nas redes sociais. Não precisa necessariamente ser um site.
O seu blog junto com o MetroCPTM são os melhores do segmento!
Continuem assim!
Abraços
Obrigado! Se não sabe, comecei a escrever lá no Metrô CPTM. Aprendi bastante com eles.
A única diferença é que aparentemente o portal MetrôCptm possui uma linha editorial que se opõe ao atual governo do João Dória, Basta observar diversas matérias do site falando sobre obras atrasadas onde efetuam críticas que “Não se viam durante o governo anterior”, como se toda a culpa fosse do governo atual. Críticas são necessárias desde que sejam feitas com o mínimo de imparcialidade.
Aquele blog era pago pela gestão Alckminhoca, e Doriana também é outro lixo já passou da hora da direita tirar de vez as esquerdas de São Paulo.
Fernando, seu trabalho aqui no Ferroviando é excelente. Infelizmente algumas pessoas falam em tom ultra pessimista, mas precisamos cobrar com seriedade e respeito.
Obrigado!
Parabéns pelo ótimo trabalho! Continue assim!
Obrigado!
Se hoje foi o dia em que fez 1 ano, então em uns 10 a 15 dias comemoro meu um ano de leitor, apesar de ter voltado e lido as primeiras, como o companheiro abaixo disse, esse e o metroCPTM são os melhores, entro no site todos os dias buscando novas matérias, agradeço o trabalho, sem você eu não teria fonte pra uma das minhas maiores paixões que é o transporte sobre trilhos. Agradeço de verdade e não posso deixar de dar os parabéns ao site.
Obrigado!
Maravilhoso o edita, Fernando. Sou da área ambiental, mas curto muito acompanhar as notícias de mobilidade sobre trilhos. Certamente, é um dos melhores sites pra isso. Grande abraço.
Obrigado!
Parabéns Fernando. Que o blog Ferroviando cresça cada vez mais!
OBS: As informações passadas por você aqui são tão importantes que muitos que acessam o blog acham que é um site oficial do Metrô ou da CPTM. Isso mostra a sua competência e credibilidade!
Obrigado!
Isso aí, temos de cobrar e fiscalizar. Não adianta nada ser descrente e achar que tem de ser sempre tudo atrasado e super faturado. O conformismo em nada ajuda.
Parabéns pelo seu trabalho informando de maneira técnica e simples a nós leitores.
Obrigado!
Olá!
Parabéns!! Adoro seu Blog, visual limpo e sempre com notícias interessantes. Continue assim!
E que em 2080 estejamos “aqui” comemorando mais um aninho do blog. Rsrsrsrs!!!
Forte abraço!
hahaha obrigado!
Parabéns pela página e todas as informações aqui noticiadas. Comecei acompanhando o site ano passado, como entusiasta e para saber mais sobre a linha 5 Lilás, na ansiedade pela finalização da obra. Uma grata surpresa ver a comemoração, visto a qualidade dos dados compartilhados. Concordo com suas colocações, precisamos realmente cobrar no dia-a-dia, para que o poder público vise a constante melhoria do transporte público, da qual tantas pessoas precisam.
Obrigado!
Parabéns Fernando, seu trabalho é mais do que exemplar!
Você e os demais integrantes do site já fazem muuuuito mais do que o brasileiro médio. Ainda assim, sugiro mais uma coisa que vocês, pela expertise e alcançe das suas palavras, poderiam fazer: Divulgar aqui no site e/ou nas redes sociais as datas e locais das audiências públicas a fim de incentivar a participação do público nessas reuniões.
Isso seria um ótimo trabalho de contribuição para a cidadania brasileiro e mais um “golaço” da parte de vocês!
Parabéns mais uma vez!
Duvido, a maioria só se mexe pra ir pular carnaval ou ir pra parada gay.
Excelente trabalho! Parabéns! Acompanho sempre!
Excelente trabalho!
Engenheiro FernandoG
Meus parabéns pela divulgação de informações sobre o andamento das obras do METRÔ e CPTM. A maioria das pessoas não entendem que as datas previstas para término de uma Linha de METRÔ são referenciais para todas as áreas envolvidas no processo de sua implantação. A entrega de uma Linha de METRÔ não é uma mercadoria de prateleira onde você marca uma data para ir lá pegar. São tantas as áreas envolvidas e os problemas a serem vencidos que a gente sabe que é praticamente impossível o cumprimento da data de entrega, mas ela é altamente é necessária. Eu sei muito bem o que é isso, pois fui responsável pela elaboração de cerca de mil e duzentos pedidos de projetos de controle e proteção num plano executivo de 5 anos.
Abraços
Engenheiro Therézio Pereira de Oliveira Júnior
É uma pena que esse blog tenha sido deixado de lado.
Olá. Estou em um novo projeto pessoal e infelizmente não vou conseguir continuar a atualizar. Desculpe! Mas tem bons blogs que continuam falando do setor.
Olá, Fernando, tudo bem?
Sentirei muita falta dos seus artigos aqui no Ferroviando. Eu sei que existem outros sites, mas suas análises são ótimas com relação a mobilidade urbana sobre trilhos! O Metrô CPTM também é muito bom. Por um lado fico triste pelo site estar desatualizado, mas eu entendo perfeitamente, e torço muito pelo seu sucesso em seus novos projetos pessoais! Quero te agradecer pelo seu engajamento, comprometimento, informação, e trabalho até aqui! Um grande abraço
Mas o seu era o melhor… volte, por favor.
Otimo editorial, Fernando. Concordo em genero, numero e grau. E mais facil criticar e nao fazer nada a respeito do que se ater aos fatos e cobrar o que deve ser cobrado, de forma racional.
Esse site precisa voltar urgente!!!
Uma pena esse site ter acabado, era uns dos melhores no setor…..