Linha 4 Linha 5 Metrô

Estação Eucaliptos há 3 meses ausente do simulador de trajetos do Metrô

Simulador de trajetos do Metrô
Simulador de trajetos do Metrô

O Metrô em seu site, disponibiliza uma ferramenta excelente para simulação do tempo de trajeto entre as linhas de Metrô, CPTM e EMTU. O problema é que demora uma eternidade para incluírem novas estações no simulador após a inauguração comercial, vide Estação Eucaliptos e Oscar Freire.

Dia 01 de março de 2018, abrimos um SIC (Serviço de Informações ao Cidadão) perguntando como funciona o processo de inclusão de novas estações no simulador. Para quem não sabe, é possível solicitar documentos e dados relativos aos órgãos e entidades da Administração Pública Paulista por qualquer pessoa. É por meio dele que se cumpre a lei de acesso a informação (LAI). Segue link.

Questionamos o Metrô em que momento uma estação nova é incluída no simulador e se há um procedimento para inclusão ou somente quando lembram de atualizar.

Usamos como base a Estação Higienópolis-Mackenzie da Linha 4-Amarela, que havia sido inaugurada em horário integral dia 02 de fevereiro e ainda não estava no simulador do site nem no simulador do aplicativo.

Depois de prorrogarem o prazo de resposta, o Metrô respondeu o seguinte dia 02 de abril (1 mês depois):

“Em atenção à sua solicitação, informamos que já recebemos os dados da Concessionária Via 4 e a Estação Higienópolis-Mackenzie será incluída no nosso Sistema de Trajetos nos próximos dias.”

Mas somente 9 dias depois a Estação Higienópolis-Mackenzie foi incluída no simulador.

E sobra a inclusão de novas estações:

“serão incluídas no Sistema de Trajetos tão logo passem a operar no horário comercial”

Estação Oscar Freire

Inaugurada em 4 de abril de 2018 em operação assistida e 21 de abril com operação integral, a Estação está ausente do simulador há 2 meses.

Será que a concessionária Via 4 também não enviou os dados?

estacao-oscar-freire-simulador
Cade a Estação Oscar Freire?

Estação Eucaliptos

Mas então qual o motivo da demora da Estação Eucaliptos no simulador, que não é concedida ? A operação integral começou em 29 de março, e está ausente do simulador desde então. Já se passarem 3 meses. A Estação ainda é do Metrô.

 

estacao-eucaliptos-simulador
Cadê a Estação Eucaliptos?

Mapa da Rede Metropolitana

Outro detalhe importante é que o mapa da rede metropolitana não é atualizado no aplicativo. A última estação da Linha 5-Lilás do mapa do aplicativo é Brooklin!

Ou seja, esse mapa desde Novembro de 2017 está sem atualização. Há 8 meses!

Conclusão

Vocês podem se perguntar se isso é importante. Claro que é. Como incentivar as pessoas a usarem transporte público sendo que elas não conseguem simular o tempo de percurso até um compromisso caso queiram ir de Metrô.

Com o Waze hoje podemos ver quanto tempo leva para chegar num determinado destino. Com a ferramenta do simulador, podemos fazer comparações de tempo. Afinal não é só custo e conforto que afastam ou trazem mais pessoas ao transporte público, mas sim o possível ganho de tempo

A velocidade média do Metrô é uma alternativa de comparação, mas duvido que os a maioria saiba que é 35 km/h e utilize esse dado para comparação com o transporte individual.

Vamos ver quanto tempo vai demorar para incluírem as futuras estações da Linha 15-Prata e Linha 5-Lilás.

 

Avatar

Fernando Galfo

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

2 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

  • Se pra Eucaliptos está assim, imagina então quando vierem as demais da linha 5 e da linha 15? Nunca entendi a demora também. E tenho observado também que no Google Maps, a atualização tá super demorada e bagunçada. Na linha 5, aparecem estações somente até Brooklin, mas o traçado da linha para em Adolfo Pinheiro, enquanto que na linha 4, já constam todas as estações (inclusive Oscar Freire). Linha 13? Nem existe lá também.

Follow on Feedly
error: Hum, não vale copiar né??